Português   Russo   Inglês   Espanhol   Francês   Italiano   Alemão    

REGRAS JOGOS INFANTIS DE BILHAR

Índice Jogos de evoluçao com técnicas de bilhar e algoritmos genéticos Regras comuns jogos infantis de bilhar Jogos educativos gratis para pc. Bilhar espanhol da evolução Jogos simples. Jogar bilhar carambola e a 3 tabelas Regras de sinuca Regras de bilhar bola 8, billiards pool ou billar americano

 

Problemas genéticos na simulação da evolução

JOGOS DE EVOLUÇÃO COM ALGORITMOS GENÉTICOS

Tal como as técnicas de bilhar ou sinuca, truques e efeitos incluídos, são excelentes para entender o jogo de forças que se estudou em física, jogos evolução Esnuka também é muito útil para entender a técnica da evolução entendida segundo a TGECV.

Esta opção do menu de jogos de evolução Esnuka permite-nos observar a mudança produzida no potencial genético da população para cada geração ao jogar bilhar, sendo esta de 20, 30 ou 100 indivíduos, se o som está desativado será 100.

Chamarei algoritmos genéticos às regras técnicas que determinam a evolução das cores das bolas que, em definitivo, representam os estados evolutivos das mesmas. No entanto, duvido muito que a natureza utilize a matemática abstrata na sua evolução.

Convém, pois, ter presente que os algoritmos genéticos são instrumentos de representação das técnicas y truques da evolução segundo a TGECV e adaptados para uma mesa de bilhar.

O parâmetro de nível determina a forma de calcular os valores correspondentes ao potencial inicial dos genes. Por valores 1 e 2  os valores de cada gene são aleatórios e independentes entre si, pelo contrário para valores 3 e 4 são aleatórios mas os genes de cada indivíduo têm o mesmo potencial inicial. Esta característica não afeta apenas a evolução, se bem que no segundo caso os valores tendem a ser menos extremos por serem calculados de dois em dois.

Esta opção mostra-se no écran com dois círculos diferentes ou iguais respectivamente. Não obstante o anterior, se a função de inversão de cores está ativada todos os genes se iniciarão com idêntico valor y será representada com um único círculo no écran.

O citado parâmetro de nível de dificuldade do jogos de evolução também determina a simulação de acordo com as regras do jogo: Esnuka - I para valores 1 e 3 ou Esnuka - II para valores 2 e 4; representado-se com uma ou duas barras verticais no écran.

 

  Esnuka - la opción de la simulación en el juego de villar.

Em todo o caso, quando se escolhe a simulação, usam-se as técnicas do programa de jogar bilhar para calcular aleatoriamente o potencial inicial de cada gene de cada bola dentro dos limites de 1 a 3,  como conseqüência, a cor das bolas dependerá da configuração dos parâmetros de verificação e complementaridade fixados e corresponderá sempre à parte esquerda da janela de evolução.

De cada vez que se pressione uma tecla, uma nova geração será calculada de acordo com os parâmetros de evolução e, obviamente, os de verificação e complementaridade fixados no menu de configuração e mostrados no écran do programa.

Simulacao teorias

O detalhe de cada processo evolutivo individual é idêntico ao utilizado para os jogos evolução de bilhar Esnuka - I e de Esnuka - II e as regras técnicas que regem o intercâmbio dos genes são as clássicas de Mendel com probabilidades de transmissão iguais para cada um dos genes.

Desta forma consegue-se observer o efeito sobre a evolução que têm os conceitos de verificação genética e de caracteres complementares.

 

  Fractais da evolucao     Flechas em simulaco da evolucao

Em particular, a existência de verificação externa faz com que as figuras se assemelhem a uma ponta de flecha; se, além disso, se dá a complementaridade, deforma-se a figura anterior, recordando-nos, por vezes, os fractais.

A velocidade da evolução depende dos parâmetros da evolução e é a mesma com ou sem verificação externa; contudo no primeiro caso produzir-se-á um desfasamento temporal em  relação ao segundo.

Outro efeito reconhecível é o distanciamento dos indivíduos da população quando os parâmetros de evolução endógena são pequenos em relação aos de evolução exógena e vice-versa

 

Jogos de evolucao

Simulaçao mesa sinuca

Para estudar o comportamento da evolução no jogo simulação Esnuka em longo prazo, podem fixar-se os parâmetros de evolução endógena e exógena muito pequenos, isto é equivalente a não mudar os parâmetros e aumentar as dimensões da janela da evolução e, por conseguinte, a distância entre as cores.

No jogos evolução Esnuka, as diferenças entre cores consecutivas são sempre constantes e os parâmetros de evolução endógena e exógena estão expressos em percentagens.

Como explicação técnica adicional, referir que as cores estão sempre normalizadas na escala de 1 a 20. O potencial representado pelas cores coincide no caso de genes, caracteres e indivíduos exceto para o caso de indivíduos com dois caracteres complementares. Por exemplo, o potencial resultante de dois caracteres complementares pode ser, de acordo com a teoria explicada, o produto dos seus potenciais respectivos para o caso de complementaridade perfeita, sendo necessária para representá-la a sua normalização, ou seja, se o potencial dos caracteres fosse de 10 o potencial do indivíduo será de 10* 10 = 100, para normalizar o intervalo de 1 - 400 a 1 - 20 temos que dividir por 20 e portanto a bola aparecer com valor 100 / 20 =5 (coluna 5)

*   *   *