Português   Russo   Inglês   Espanhol   Francês   Italiano   Alemão    

REGRAS EM PORTUGUÊS DOS JOGOS DE BILHAR

Índice Jogos de evoluçao com técnicas de bilhar e algoritmos genéticos Regras comuns jogos infantis de bilhar Jogos educativos gratis para pc. Bilhar espanhol da evolução Jogos simples. Jogar bilhar carambola e a 3 tabelas Regras de sinuca Regras de bilhar bola 8, billiards pool ou billar americano


 

REGULAMENTO DOS JOGOS EM PORTUGUÊS  

REGRAS DE SINUCA (BILHAR INGLÊS OU SNOOKER)

Consulte as Regras Comuns dos jogos de bilhar em português

O objetivo do jogo sinuca ou snooker é conseguir o maior número de pontos, metendo as bolas nos buracos.

Valor das bolas do jogo snooker:

 

Vermelha

Amarela

Verde

Castanha

Azul

Cor-de-rosa

Preta

 

1

2

3

4

5

6

7

A bola branca deve situar-se inicialmente no semicírculo esquerdo que passa pelas bolas amarela e castanha, no nosso caso a posição está fixada automaticamente.

No começo de cada vez deve meter-se uma bola vermelha, se o jogador não conseguir, a vez passa para o jogador seguinte, se não consegue a bola vermelha permanecerá o resto do jogo no buraco e o jogador obtém o seu valor (1 ponto), estando obrigado a tentar introduzir uma bola não vermelha. Se conseguir de novo, receberá os pontos correspondentes à cor da bola introduzida, esta bola repõe na mesa o seu lugar inicial. O jogador deverá agora tentar de novo uma bola de cor vermelha e assim sucessivamente.

As regras anteriores do manual de bilhar inglês, snooker ou sinuca mamtêm-se enquanto restem bolas vermelhas sobre o tapete da mesa. Caso contrário o jogador, depois de introduzir uma bola qualquer, deverá meter as bolas na seguinte ordem:

  • Amarela, verde, castanha, azul, cor-de-rosa e preta..

O programa de jogar bilhar inglês, snooker ou sinuca mostra numa pequena janela a cor da bola que deve ser jogada em cada momento, um círculo branco representa uma bola não vermelha. Também indica os pontos conseguidos por um jogador na vez corrente e os totais acumulados dos jogadores ou pares.

Os pontos obtidos em cada jogada anotar-se-ão a não ser que se produza uma falta.

Os efeitos do programa de de jogar bilhar inglês, snooker ou sinuca, nunca se atiram duas bolas ao mesmo tempo e duas bolas paradas nunca se tocam.

MANUAL DE FALTAS DO JOGO DE SINUCA OU SNOOKER

  • A bola branca não toca nenhuma outra.

  • Toca primerio uma bola de cor diferente à obrigatória

  • Mete a bola branca num buraco. Neste caso, a bola branca situar-se-á na mesa no hemiciclo anteriormente citado. Sendo possível movê-la dentro do mesmo, tocando-lhe com o rato.

  • Introduzem-se-se duas bolas de cor diferente.

  • Mete-se uma bola de cor diferente à tocada em primeiro lugar.

REGULAMENTO DAS PENALIZAÇÕES POR FALTAS DO BILHAR INGLÊS, SINUCA OU SNOOKER

  • O adversário, depois de qualquer falta pode exigir ao jogador que cometeu a falta que jogue de novo.
  • A penalização mínima de uma falta é de 4 pontos.
  • A pontuação por faltas cometidas é a da falta m ais grave e soma-se ao adversário em vez de subtrair-se ao jogador que originou a falta.     
  • O valor das bolas que intervêm nas faltas utiliza-se para calcular a falta mais grave. Ou seja, a bola que deveria ter sido tocada em primeiro lugar, a realmente tocada e as introduzidas.

  • O adversário recebe 7 pontos se duas bolas vermelhas são jogadas consecutivamente.

SITUAÇÃO ESPECIAL “SINUCA” OU "SNOOKER"

Diz-se que há sinuca ou snooker quando a bola branca não pode tocar diretamente qualquer bola que deveria ser jogada, ou seja, sem tocar antes alguma outra bola ou uma tabela.

Depois de uma falta, quando há sinuca ou snooker, o árbitro ou o adversário declaram bola livre. O jogador pode então jogar qualquer bola situada sobre a mesa, dever tocar a bola que tenha mencionado e se a mete num buraco, receber os pontos correspondentes à bola vermelha e dever tentar uma bola de uma só cor como se nada tivesse acontecido.

Neste último caso, a única possibilidade no programa é a de obrigar o jogador a seguir com a vez em vez de declarar bola livre.


*   *   *